Introdução
"Aprender a desenhar é na realidade uma
questão de aprender a ver - a ver correctamente - e isso significa muito mais
do que uma simples olhadela."
Kimon Nicolaides, "The Natural Way to Draw"
Kimon Nicolaides, "The Natural Way to Draw"
O Desenho não é apenas aptidão de expressão ou área de investigação nos mecanismos de perceção, de figuração, ou de interpretação; é também uma forma de observar e reagir, uma forma de construir uma atitude atenta perante o mundo.
Neste curso,
procuramos ensinar a observar e recriar a tridimensionalidade na
superfície do papel, primeiro com uma abordagem gestual e
descomprometida, para depois racionalizar o método de aprendizagem e
finalmente, combinando de forma equilibrada as duas fases, num processo de
crescente evolução.
Formadores Alexandra Belo e Vítor
Mingacho
Datas 20 e 27 de Julho; 3 e 10 de Agosto
Horário Sábados,
16:30-19:30
Local Artemísia
Horas 12 horas (4 sessões de 3h)
Público-alvo Todos os interessados, com
ou sem experiência.
Vagas mínimo 10 participantes
Preço 30 euros
Objectivos gerais
Compreender e aplicar alguns
dos princípios básicos do desenho: linha e mancha, proporção, pontos e eixos,
claro-escuro, relação entre as formas e o seu contexto.
Metodologia
Exercícios práticos devidamente acompanhados de
uma exposição teórica e/ou demonstração prática.
Introdução a várias técnicas e materiais do
desenho tais como a grafite, o carvão, a tinta da china, a aguarela ou técnicas
mistas, com vista a uma aprendizagem da relação entre o conhecimento dos mesmos
e o desenvolvimento do olhar e do gesto.
Ao longo do curso serão propostos exercícios de complexidade crescente, possibilitando explorar diferentes modos de desenhar e potenciar o desenho enquanto criação de práticas de relação consigo mesmo e com o mundo.
Ao longo do curso serão propostos exercícios de complexidade crescente, possibilitando explorar diferentes modos de desenhar e potenciar o desenho enquanto criação de práticas de relação consigo mesmo e com o mundo.
Programa
1ª Sessão: Do
desenho gestual à visão estratégica
- conceitos
teóricos sobre desenho e diário gráfico: a exploração gráfica da realidade
(ver “trabalho em paralelo”)
- a
experiência dos materiais e o desenho como realidade física
- ver/representar:
observação, desenho cego e desenho de contorno
- métodos
gestuais de abordagem ao desenho sensorial
2ª Sessão: Estratégias
e modos de actuar pelo desenho
- a
representação descomprometida ou como falsificar arte
- desenho
de objectos e figura humana: estudo das proporções e relações métricas
- desenho
de espaços interiores: estudo da perspectiva
3ª Sessão: A
descoberta de uma identidade gráfica
- compreensão
da forma através da linha e do claro/escuro
- introdução
ao estudo da cor
- técnicas
mistas: exploração expressiva dos instrumentos, materiais e suportes
- composição,
comunicação e interpretação
- consciência
das escolhas formais
4ª Sessão: Urban
sketching:a reportagem gráfica
- introdução
ao desenho de perspectiva em espaços exteriores urbanos
- introdução
ao desenho de paisagem
- os
recursos gráficos experimentais no desenho
Trabalho
em paralelo
Para além do trabalho desenvolvido nas aulas,
os alunos explorarão, como tarefa facultativa e voluntária, um diário gráfico
desde a primeira aula, em que farão os seus registos pessoais de desenho do
quotidiano.
Materiais
1 bloco A3 de papel tipo Clairefontaine Dessin
à Grain 180g;
1 caderno tipo Derwent Journal Medium120x170mm,
com papel de 200g;
1 rolo de papel cenário (com cerca de 50 cm de
altura);
lápis e lapiseiras de grafite (mínimo 2 mm);
materiais riscadores grossos (à escolha: barras
de carvão, canetas de feltro, lápis de cera ou pastel de óleo);
pincel com reservatório e pincéis para pintura
a aguarela;
aguarelas e tinta-da-china;
canetas de ponta fina (impermeáveis) e de
aparo(para usar nas últimas sessões).
Um excelente programa! parabéns!
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